sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PRESIDIARIOS MOSTRAM SEU TALENTO, ARTESANATO COM CASCA DE BANANEIRA

Artesanato de Fibras Naturais para detentos no Jequitinhonha

O artesanato é utilizado pelo homem desde o início da sua história. O Vale do Jequitinhonha se destaca pelos tapetes e colchas feitos em tear manual, panelas, moringas, jarras e potes em cerâmicas e também pelos produtos feitos com fibra de bananeira. Com esta última e também com a fibra da taboa, onze detentos do Presídio Doutor Carlos Vitoriano, em Araçuaí, criaram peças artesanais no curso de Artesanato de Fibras Naturais. O curso foi viabilizado através da parceria entre o SENAR MINAS, o Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuaí e o Presídio de Araçuaí, através da Subsecretaria de Administração Prisional.

O diretor geral do Presídio, Edimar Silva Cassemiro, destacou que a participação em cursos como este ajudam na reintegração do preso à sociedade, promovendo o crescimento deles como cidadãos. Ele explicou que os participantes do curso são selecionados pelo bom comportamento e aptidão de cada um.

O instrutor João Batista de Souza Porto, conhecido como “João do Cipó”, avaliou positivamente o trabalho realizado pelos detentos em Araçuaí. “Foi uma experiência muito boa porque os participantes demonstraram interesse em aprender. Eles entendem que o certificado do SENAR MINAS vai ser positivo para eles quando estiverem fora daqui”, lembrou João Batista.

Um dos detentos, “Seu Arnaldo”, já decidiu que assim que deixar o presídio vai se dedicar a uma nova profissão. “Vou virar artesão e garantir o meu sustento através do artesanato e de tudo que aprendi aqui”.

Remissão de Pena

Edimar Silva Cassemiro, ressaltou também que a participação dos detentos em cursos e os trabalhos realizados ajudam na remissão da pena. “Para cada três dias trabalhados, há a redução de um dia de detenção e eles podem também prover ganhos para ajudar seus familiares lá fora”.

Além do curso de Artesanato com Fibras Naturais, outros cursos já foram realizados no presídio de Araçuaí através da parceria com o SENAR MINAS: Olericultura Básica, Pintura em Tecido, Corte e Costura, Curso de Vaqueiro e Cerca Elétrica. Os produtos feitos nos cursos são doados para a Ação Social Santo Antônio de Araçuaí, entidade filantrópica, que acolhe idosos e crianças da cidade e região.

Em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, detentos transformam fibra de tronco de banana em arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário