quinta-feira, 21 de março de 2013

Papa Argentino vai lavar os pés de menores delinquentes em Roma.

CIDADE DO VATICANO - O Papa Francisco vai celebrar a missa da Quinta-feira Santa, uma tradição da Semana Santa, em um centro para menores delinquentes nos arredores de Roma - o Instituto Penal del Casal del Marmo -, informou o Vaticano. Na cerimônia, o Papa vai lavar e beijar os pés de 12 jovens. O ritual evoca o gesto de Jesus com seus apóstolos na noite em que antecedeu a crucificação.
A escolha do local para a missa mostra mais uma quebra de protocolo do novo Pontífice. Até onde se tem registro, todos os Papas anteriores realizaram a celebração na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ou na Basílica de São João Latrão, que é a catedral do Papa como bispo de Roma.
"Com esta celebração no Casal del Marmo, o Papa Francisco vai continuar esse costume, caracterizado pelo seu contexto humilde", declarou o Vaticano em uma nota, informando também que o líder católico celebrará uma missa mais cedo, no mesmo dia, na Basílica de São Pedro.
Quando era arcebispo de Buenos Aires, o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio - eleito na última semana como Papa Francisco - costumava realizar a celebração do lava-pés em uma prisão, hospital, asilo para idosos ou com pessoas mais pobres. Um de seus gestos mais conhecidos foi quando, em 2001, lavou os pés de pacientes com HIV.

A missa do lava-pés é parte da Semana Santa católica, que neste ano começa no dia 24 (Domingo de Ramos) e vai até o Domingo de Páscoa, 31 de março.


Melhor é ser humilde de espirito com os mansos , do que repartir o despojo com os soberbos.                                                            PROVÉRBIOS 16/19               
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário