domingo, 2 de junho de 2013

23 DE JUNIO ,URUGUAYOS CONCIENTES A FAVOR DE LA VIDA : DIGA NÃO AO ABORTO!!

Os uruguaios já tem data para comparecer às urnas e exigir a realização de um plebiscito que pode anular a lei que descriminalizou o aborto no país em 2012. Segundo a Agencia Uruguaya de Notícias no dia 23 de junho ocorrerá uma consulta popular de comparecimento voluntário para definir se o plebiscito será ou não convocado. Ao menos 25% dos eleitores precisam participar para a consulta ser válida. Se o “sim” vencer, em até quatro meses o povo deve voltar às urnas, dessa vez para dizer se quer ou não que a lei seja revertida, e o aborto volte a ser ilegal.
No dia 8 de maio, o movimento pela anulação da lei ganhou o importante apoio do médico e ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, que vetou uma versão da mesma lei em 2008 e agora lança um livro sobre o assunto. A obra Veto al aborto, publicada pela Universidad de Montevideo, é uma coletânea de 15 teses interdisciplinares que tratam do assunto, para as quais contribuíram advogados, legisladores e ex-ministros.
Embora tenha dito que seu livro não é um ato de campanha, ele admitiu que não está neutro na discussão sobre o plebiscito. “Confio que este livro de estudos extensos e reflexões profundas contribua na superação de um debate falso, desnecessariamente polarizado e midiatizado entre os que estão a favor e contra o aborto”, disse o ex-presidente no lançamento do livro. A Faculdade de Direito da universidade disponibilizou gratuitamente a obra, em PDF.
Na época em que ocorreu o veto, seu discurso à assembleia geral do país explicando as razões para rechaçar a lei ganhou destaque em meios pró-vida de todo o mundo pela honestidade e clareza. A postura de Vázquez surpreendeu, principalmente, aqueles que insistem em vincular a defesa da vida desde a concepção à determinada ideologia, necessariamente de direita e religiosa. Vazquez é de esquerda, já dirigiu a Internacional Socialista e foi membro por muitos anos do Partido Socialista no Uruguai.

Confiram um trecho de seu pronunciamento, em novembro de 2008:
“A legislação não pode desconhecer a realidade da existência da vida humana em sua etapa de gestação, tal como de maneira evidente o revela a ciência. A biologia evoluiu muito. Descobertas revolucionárias, como a fecundação in vitro e o DNA, com a sequência do genoma humano, deixam em evidência que desde o momento da concepção há ali uma vida humana nova, um novo ser. Tanto é assim que nos modernos sistemas jurídicos – inclusive o nosso – o DNA se transformou na principal prova para determinar a identidade das pessoas, independentemente de sua idade, inclusive em casos de catástrofes, ou seja, quando praticamente já não há nada de ser humano, mesmo depois de um longo período de tempo” (tradução livre).

Ainda que alguns aspectos de sua argumentação mereçam correções por parte do movimento pró-vida, o testemunho e a biografia de Vázquez ajudam a demonstrar o quanto é frágil a tentativa de empurrar a defesa da vida desde a concepção para uma única linha ideológica, necessariamente direitista e religiosa. Defender o direito à vida desde a concepção é uma conclusão lógica, coerente com o reconhecimento da existência de direitos humanos e que, racionalmente, deveria superar divisões políticas.


ANTES QUE TE FORMASSE NO VENTRE TE CONHECI , E ANTES QUE SAISSE DA MADRE TE SANTIFIQUEI  ...  
                                         JEREMIAS 1/5

6 comentários:

  1. Já a 2 anos eu venho lutando contra o aborto sozinha porque nunca consegui o apoio das pessoas mas mesmo assim eu nunca parei, com a certeza de que um dia iria aparecer alguém para me ajudar, me apoiar nesse trabalho secreto sem que as pessoas soubessem. Eu nunca quis parar, mesmo tendo que enfrentar as mulheres que seriam cintra esse trabalho, e nunca irei parar.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o povo se cala avançam as leis que vão proteger meia dúzia de pessoas, se os crentes ficam parados o mal avança, será a lei do aborto do casamento gay, da adoção, e depois virá a lei de proibição do evangelho ou de parte dele, aqui em Portugal os crentes estão todos caladinhos enquanto foram aprovadas essas leis, e nas igrejas pouco se fala disso, ninguém ensina, com medo dos crentes sairem da igreja.Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir,seguindo o seu blog.
    António.

    ResponderExcluir
  3. Único que pode e tem o direito de tirar a vida é nosso Deus, a ele cabe o total direito de viver ou morrer. O homem não tem esse direito, se você homem o mulher teve o direito de nascer, porque o seu filho não tem o mesmo direito de você? A criança não pediu para nascer e não pediu para você fazer ela, que todos tenham a consciência de rejeitar este ato maligno.
    http://paramarcosperuibe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Muito bom o seu blog.
    Esta postagem sobre o aborto ficou muito boa, porque é um assunto muito sério. Só Deus tem o direito de tirar a vida.
    Deus o abençoe. Abraços.
    ibv@vitoria.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, irmão pela matéria.
    Fico muito feliz em saber que o povo de Deus está se mobilizando (lutando) para que a vontade DELE seja feita.
    Oremos para que o Senhor Jesus continue nos dando força para continuarmos combatendo o mal e sempre a favor de Jesus Cristo.

    Visite meu blog: www.jesuscristorv.blogspot.com.br
    Deixe comentário, sua opinião é importante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. MEU IRMÃO ESTOU MUITO CONTENTE EM SABER QUE ALÉM DE MIM AINDA EXISTE MAIS PESSOAS LUTANDO PELA MESMA CAUSA A QUAL EU VIVO LUTANDOP A MUITO TEMPO. SERIA BOM SE TODOS UNISSEM A ESSES PROPÓSITO ONDE INCLE O ABORTO, A VIOLÊNCIA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E AS DROGAS, EU GOSTARIA QUE TODOS SE UNISSWEM A MIM.

    ResponderExcluir