sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DETENTO DO ESPIRITO SANTO RECEBERA AULAS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (Libras) DENTRO DO PRESIDIO.


O programa Portas Abertas para a Educação, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), ofertará, a partir desta semana, aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para um interno que possui necessidades especiais do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).

As aulas serão realizadas na unidade prisional e o interno será acompanhado por um intérprete e por um instrutor de Libras. Durante as aulas o interno terá lições de Libras e também de Língua Portuguesa. Os profissionais são vinculados à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Abreu.

A iniciativa é pioneira em unidades prisionais do Estado. Segundo Geovanete Lopes de Freitas Belo, técnica responsável pela Superintendência Regional de Educação (SRE) de Linhares, a experiência colocará em prática mais um direito previsto pela legislação para escolarização de reeducandos e, em outra esfera, à inclusão do aluno portador de deficiência.

O aluno fará uma avaliação para definir a etapa que irá cursar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno, participando das aulas com os demais alunos da unidade.

Para a psicóloga, Lucíola Lopes, a oferta de educação no sistema carcerário é de fundamental importância no contexto da ressocialização. “No caso deste interno, que é surdo, o acesso aos estudos seria difícil. Sendo assim, o ensino de Libras será de grande importância para a inserção social”, explica a psicóloga.

A coordenadora do Núcleo Educacional da Sejus, Regiane Kieper, reforça a importância da ação para a garantia dos direitos das pessoas privadas de liberdade. “A oferta do curso de Libras e a contratação do profissional especializado demonstra a garantia dos direitos desses alunos ao acesso educacional”, explica.

LEMBRAI-VOS DOS PRESOS......  Hebreus 13/3

Um comentário:

  1. Olá Bom Dia, Meu Nome e Marilza Stein sou Professora Libras. Eu vou ano 2020 Trabalho Professora Libras aula.
    Penitenciária Estadual.

    Att,

    ResponderExcluir