sábado, 26 de outubro de 2013

PRESÍDIO DE SAN PEDRO NA BOLIVIA , ALI OS PRESOS PAGAM PELAS SUAS CELAS!!

Trata-se de um pequeno universo incrustado dentro do nosso. A Prisão de San Pedro é a maior em La Paz, Bolívia, habitada por cerca de 1.500 presos. Até aí, seria tudo igual, se não fossem os detalhes em especial. Diferentemente da maioria dos presídios de todo o mundo, este lugar é uma comunidade auto-organizada com suas próprias bancas de comida e produtos, restaurantes, cabeleireiros e possui, dentro dela, até um hotel.
Ah, e sem guardas.
Aqui a s famílias andam livremente inclusive as crianças.
Em San Pedro, uma espécie de cidade prisão se criou, onde os prisioneiros são livres para viver com suas famílias e comprar o que quiser sem medo da repressão dos guardas. Na verdade, não há vigilantes dentro da grande prisão, nem barras nas janelas ou bloqueadores de celular. Com isso, os presos têm a relativa liberdade de ir para onde quiserem. A polícia não interfere nos assuntos dos presos, que são esperados para resolver seus próprios problemas, com a ajuda de representantes eleitos democraticamente.
A cadeia é dividida em oito alas que sobem em qualidade e, claro, preço – do mais pobre ao mais luxuoso. Na área mais “popular”, a maioria dos detentos vivem aglomerados em única sala dividida em células. Já no setor “La Posta”, os presos que podem pagar para viver em grandes células confortáveis ​​com casa de banho privativa, uma cozinha, TV a cabo e até mesmo jacuzzi. Mas custa entre US $ 1.000 e 1.500 para comprar um desse por toda a sentença.
Embora as autoridades deem uma relativa liberdade, há um pequeno porém: os detentos têm que pagar por suas celas, não importa o quão pequeno ou sujo seja. Assim, a fim de pagar o aluguel ou comprar as celas, a maioria deles tem que trabalhar como pessoas normais fazem no exterior de San Pedro.
Alguns vendem mantimentos, outros trabalham em barracas de comida ou como carpinteiros e cabeleireiros.Durante o dia, a prisão parece um bairro pobre comum, com os homens indo e vindo de suas rotinas diárias, crianças correndo pelas ruas e as mulheres cuidando das famílias. Sim, há crianças na cadeia, mas os pais afirmam que é melhor dentro de San Pedro que nas ruas de La Paz, onde elas seriam discriminadas.
Como haveria de ser, nem tudo são flores em San Pedro. Se por um lado, existe uma liberdade para que os detentos se organizem, trabalhem, cresçam como pessoas, a falta de guardas acaba transformando o local numa espécie de quarentena, num simulacro de Ensaio sobre a Cegueiraque acaba por se tornar, muitas vezes, bem danoso.
As autoridades não costumam intervir na ambientação criada pelos internos, a menos que haja um grande tumulto e o sistema de leis e regras é criadas pelos próprios presos. Com isso, aquele que sai fora da linha é severamente punido pelos outros presos, alguns até mortos.

O HOMEM DE BEM ALCANÇARÁ O FAVOR DO SENHOR.......       Provérbios 12/2 a

Nenhum comentário:

Postar um comentário