quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CONCURSO DE DESENHO DENTRO DO PRESÍDIO.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e a Fundação Santa Cabrini realizaram na tarde desta quarta-feira, 06 de novembro, a cerimônia de premiação dos vencedores do concurso de desenho promovido por aquela fundação. O evento aconteceu no auditório da Coordenação de Segurança, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.

O nono Concurso de Desenhos para Cartões de Natal e oitavo Concurso de Desenhos Artísticos teve a participação de 220 internos. Os primeiros e segundos colocados receberam um ventilador; o terceiro colocado um mini grill, que ficará acautelado pela Seap.

Voltados para a promoção da autoestima e valorização pessoal, os desenhos foram avaliados segundo a pertinência com o tema, criatividade, composição, expressão e clareza.

O objetivo do concurso foi desenvolver ações educacionais sobre perspectivas e horizontes que favorecessem a socialização e inclusão social dos detentos.

A 1° colocada Arlene Cunha, do Presídio Nelson Hungria, falou do concurso de desenho é uma nova forma de se expressar. “Foi uma terapia poder desenhar. Antes eu já desenhava, mas aqui dentro do cárcere, aprimorei a minha arte. Agradeço muito a Seap por isso”. disse

Para o também 1° colocado, Antônio Carlos de Lima Almeida, do Instituto Penal Benjamim de Moraes Filho, desenhar o ajuda na reintegração com a sociedade. “Eu já desenhava fora daqui. Aqui dentro pude ter a chance de mostrar que estou tentando ser uma pessoa melhor, voltar a sociedade com a cabeça erguida” afirmou.

Jaime Melo, Presidente da Fundação Santa Cabrini, falou sobre o prazer de trabalhar para que essas ações sejam concretizadas. “É muito gratificante poder buscar a valorização do ser humano, o resgate de sua autoestima. É muito válido poder formar internos dentro do cárcere. Agradeço a Seap pela união e por acreditar que o projeto daria certo. Sempre é importante que os projetos sejam compartilhados” ressaltou.

Já para o Subsecretário Geral de Administração Penitenciária, Cel. Antonio Camilo Branco de Faria, é sempre importante contar com a Fundação Santa Cabrini. “A Santa Cabrini ajuda a Seap com as tarefas que correspondem ao trabalho do detento. O concurso de desenho resgata essa autoestima dos internos. É sempre bom ter projetos que visem na ressocialização desses presos. O sistema penitenciário está tentando reeducar, resgatar essas pessoas que estão dentro do cárcere. A Seap acreditou nesse projeto e agora estamos encerrando mais um ciclo desse concurso de desenho artístico” concluiu.

LEMBRAI-VOS DOS PRESOS......                                                HEBREUS 13/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário