domingo, 10 de novembro de 2013

DETENTOS CONCLUEM CURSO DE GARÇOM , EM PRESIDIO DE ARROIO DOS RATOS (RS)

Serviços Penitenciários (Susepe) realizou nesta terça-feira (29/10) a formatura de cinco apenados do regime fechado da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos no curso de garçom. As aulas integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, que visa à qualificação de pessoas privadas de liberdade. O curso é uma parceria da Susepe com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do Departamento de Tratamento Penal (DTP).

Com carga horária total de 244 horas, sendo quatro horas por aula, o curso teve a duração de três meses e abordou tópicos como o preparo da mesa, a recepção dos convidados, o vinho certo para cada refeição e práticas para servir os alimentos. Além desses assuntos, o professor Márcio Silveira, garçom profissional que ministrou as aulas, trabalhou cidadania, cordialidade e comportamento por meio de dinâmicas.

O diretor da penitenciária, Edson Neves, iniciou a solenidade parabenizando os apenados que persistiram no curso pela força de vontade e incentivou-os a utilizar o aprendizado quando estiverem em liberdade. "Muitos que estão fora das grades não têm essa qualificação. Façam bom uso da formação, para que o curso seja apenas o início de uma nova vida", comentou, enfatizando que o projeto é como uma engrenagem, que funciona porque todos trabalham em parceria.
Solenidade ocorreu nas dependências do presídio
Solenidade ocorreu nas dependências do presídio
A chefe do Setor de Trabalho Prisional da Susepe, Mirela Schander, salientou que o objetivo do DTP é ver todos os apenados formados e com diploma. "Gostaríamos de ver mais pessoas persistindo e recebendo uma capacitação profissional. Nem todo mundo tem essa oportunidade", afirmou.

O apenado W. M., leu uma mensagem de agradecimento aos profissionais que tornaram possível o curso. "Além de termos com o que nos distrair, saindo mentalmente da cadeia, acrescentamos algo no nosso currículo. É uma oportunidade única, temos que aproveitar. Agradeço por ter por perto pessoas boas e positivas", relatou o detento.

No final da solenidade, chá com salgados foram servidos aos presentes. Além da certificação, a frequência no curso dá direito à remição de pena, pois a cada 12 horas de aula, diminui-se um dia da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal.

SE TU , SENHOR ,OBSERVARES AS INIQUIDADES , SENHOR , QUEM SUBSISTIRÁ?
                                                  SALMOS 130/3

Nenhum comentário:

Postar um comentário