sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PASTOR HUGO CHAVEZ APRESENTA PROJETO DE RESSOCIALIZAÇÃO " FAMÍLIA , PRESENTE PARA O FUTURO"

Em reunião realizada hoje (08/11) no Palacio das Araucarias, sede da Secretaría da Justiça e Direitos Humanos do estado do Paraná ,Pastor Hugo Chavez apresentou o projeto de ressocialização  "FÁMILIA , PRESENTE PARA O FUTURO"
 A reunião que começou as 8:30 hs , e se estendeu até o meio dia foi abordado assuntos referentes a renovação e atualização da Resolução 103/2011.
Com a presença da Senhora Ceneiva Tono- da SEJU- , Marilene Ehlke - do DEPEN e lideranças religiosas que realizam trabalhos evangelisticos prisionais.
Além do Pr. Hugo e sua esposa Denise , da Igreja Missão Cristã , estiveram presente Pr Orlando Michells (36 anos evangelizando presídios), Pr.Celso (32 anos evangelizando presídios), Pr. Onésio , Pr Marcio , Pr. Claudemir e Pr Claudinei.
A resolução 103/2011, prevê como direito, a assistência religiosa aos detentos do sistema prisional paranaense.
Pr. Hugo , Pr. Orlando , Pr. Claudinei e Pr.Onésio.
Irmã Denise e a Senhora Cineiva Tono da Secretaría da Justiça do estado do Paraná 
Pr Orlando , Pr Claudinei , Pr Onésio , Irmã Denise e a Senhora Marilene Ehlke do Depertamento Penitenciário Nacional.
Pr Hugo do GESE
Momento de apresentação de reforma da resolução 103/2011
Pr. Hugo Chavez e sua esposa Denise saindo da reunião da Secretaría da Justiça 

PROJETO DE RESSOCIALIZAÇÃO
NÃO SE PODE RESSOCIALIZAR O PRESIDIÁRIO SE NÃO RESSOCIALIZAR A FAMÍLIA TAMBÉM!!


Na Bolivia nos presídios de Palmasola ( Santa Cruz), e San Pedro ( La Paz), é permitido a família morar junto com o parente preso, para ajudar na recuperação dos detentos.
Em nosso projeto nós queremos o detento saindo do presídio voltando para o convívio familiar como fundamento para recuperação do presidíário .
A família é a preocupação maior dos presidíários , ela é o  fator determinante para ressocialização ou reincidência de um ex-detento.
Família estruturada será fundamental para acolher e dar apoio ao apenado, o ajudando em sua reinserção social .
Família desestruturada terá a tendência de levar o ex-presidiário a reinscidência .
Vejamos por exemplo : o ex-presidiário retorna para casa depois de pagar sua pena , chega em casa sem ter profissão , nem estudo,  e com filhos e esposa do mesmo jeito , que possibilidade esta pessoa tem de se recuperar e não reincidir ? Praticamente nenhuma.
Vejamos uma outra situação : o ex-presidiário retorna para casa depois de cumprir sua pena , tendo feito cursos dentro do presídio e  havendo aprendido uma profissão , porém sua esposa continuou  no mundo do crime por falta de alternativa e capacitação profissional , que possibilidade este ex-presidiário  de não reincidir ? Muito pouca .
Agora um terceiro exemplo : o ex presidiário retorna para o lar depois de cumprir sua pena , tendo feito um curso dentro do presídio e havendo aprendido uma profissão , e encontra sua esposa e eventualmente seus filhos trabalhando ( ou fazendo estágio) tendo feito cursos de capacitação profissional , qual e a possibilidade deste ex-presidiário se recuperar e ser útil para a sociedade e famÍlia ? Muita !!!
Lógico , depende do detento e da família querer fazer parte deste projeto piloto, com acompanhamento psicológico mensal, e  assistência social , como por exemplo passagem de ônibus e cesta básica para a família .


A segunda parte de nosso projeto enquadra famílias que estão dentro do sistema prisional.
Realizamos evangelismo em presídios masculinos , femininos e também em instituições de socio-educação para menores infratores.
Muitas vezes nos encontramos com familias inteiras dentro do sistema , o esposo no presídio masculino, a esposa no feminino e o filho no educandário.
O mais curioso é que muitas das vezes eles saem praticamente juntos , tendo penas similares
, já que na maioria das situações o delito é por tráfico de drogas , sendo pequenos traficantes de vilas e bairros da capital e perifería
Esta parte do projeto sería escolher algumas destas famílias, mediante a parceria entre a secretária da justiça e a de ação social para proporcionar lhes um curso em comum ,este poderia ser individual na unidade que cada um esta, ou em conjunto, em um único lugar.
Os cursos poderiam ser de salgadeiros , cozinheiro , estofador .pintor etc.
Estes cursos poderiam ser complementados com pequena línea de crédito “Familiar”, a fim que esta família possa logo após cumprir suas  penas colocar um micro negócio.
Por exemplo em nossa equipe que realiza os trabalhos de evangelismo temos vários profissionais autônomos , estofadores , pedreiros , pintores, que poderiam servir como incubadora para estas famílias ou como professores.
Estamos convicto pela nossa experiência de anos no convívio com presidiários , ex-presidiário , menores infratores e suas famílias, que a maneira mais proveitosa e frutífera na batalha pela ressocialização é trabalhar com eles todos juntos.  
NÃO SE PODE RESSOCIALIZAR O PRESIDIÁRIO SE NÃO  RESSOCIALIZAR A FAMÍLIA TAMBÉM !!


Pastor Hugo Chavez criou o projeto “RESSOCIALIZANDO PELA LíNGUA”
Este projeto ofereceu durante este ano de 2013, cursos voluntário básicos de língua espanhola, em presidio feminino e masculino de Piraquara, com direito a remissão .
No ano de 2011 o Pastor Hugo e equipe levaram para a CPAI aproximadamente 500 livros cristãos ( de autores evangélicos) para biblioteca da capela ecumênica no Projeto “BERÉIA”
Pastor Hugo Chavez e do país do Uruguai, e mora há 22 anos em Curitiba, e realiza trabalhos de evangelismo e ressocialização há muitos anos em Piraquara, de forma voluntária ,com o objetivo de recuperar vidas para Jesus Cristo e para as famílias.  
A equipe e responsável pelo Blog :  gesetrabalhoempresidios.blogspot.com.



LEMBRAI-VOS DOS PRESOS .......                                   HEBREUS 13/3
 

Um comentário:

  1. Querido pastor.Fiquei maravilhado com esta matéria e com sua louvável ousadia em fazer esta maravilhosa obra.Que Deus Pai continue a te abençoar e que este projeto seja uma realidade.To me com prometendo a orar pelo senhor e seu lindo ministério.Fica na paz.

    ResponderExcluir