quarta-feira, 9 de julho de 2014

PRESIDIÁRIOS DE LONDRINA (PR) GANHAM ÓCULOS EM MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA.


Foi realizada nesta quarta-feira (09/07) a entrega de óculos a dezenas de detentos da Penitenciária Estadual de Londrina II (PEL II), durante o 2º Mutirão de Oftalmologia. O evento teve o objetivo é diagnosticar presos que apresentam problemas de visão, especialmente aqueles que frequentam as aulas e tem dificuldades para continuar os estudos, e é resultado de uma parceria da unidade penal com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon), iniciada no ano passado, com a realização do 1º Mutirão de Oftalmologia.

Nos dois mutirões, mais de 100 presos foram atendidos e 42 tiveram prescrição para uso de óculos. Os óculos foram doados por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Sindicato das Óticas de Londrina (Sindiópticas).

Segundo o diretor da PEL II, Emerson das Chagas, este diagnóstico é importante para que os apenados tenham melhor desempenho nos estudos oferecidos pelo Departamento de Execução Penal (DEPEN), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU). “Ações como essa traduzem uma parte do tratamento penal que é desenvolvido nas unidades, com o objetivo de resgatar valores humanos, dignidade e bem estar ao preso que cumpre pena no sistema prisional paranaense”, disse ele . 

Para a Chefe da Divisão Ocupacional e de Qualificação da PEL II, Aparecida Alves da Silva, “a ação tem o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida do preso, enquanto estiver sob a custódia do Estado, proporcionando a ele condições adequadas para desenvolver suas atividades laborais e também, em sala de aula, para aqueles que estudam no Ceebja Professor Manoel Machado e, ainda, os que participam do Projeto de Remição pela Leitura, entre outros”.

O Hospital iniciou estas ações na PEL II por meio de seu Projeto de Responsabilidade Social, que busca uma proximidade com pessoas que vivem à margem da sociedade. “É uma oportunidade única de exercitar o amor ao próximo”, disse o diretor da equipe do Hoftalon, Dr. Nobuaqui Hasegawa.

Tendo em vista a demanda de atendimento dessa especialidade, a PEL II e o Hoftalon já estudam a realização do 3º Mutirão de Oftalmologia na unidade.


E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

2 Crônicas 7:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário