segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PELA PRIMEIRA VEZ NO PARANÁ , EXAMES ONLINE PARA OS PRESIDIÁRIOS .

Nesta terça-feira (20/10), foram aplicados pela primeira vez no Paraná, exames online aos presos de unidades prisionais ligadas ao Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). Elaborados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), os exames visam à possibilidade de conclusão dos níveis de ensino fundamental e médio. 

Os exames online são ofertados aos detentos que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e desejam ser avaliados na disciplina para conseguir a certificação. Os presos que não estão estudando, mas que desejam a conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio também podem participar. A aprovação acontece caso o aluno alcance no mínimo a média seis em cada disciplina.


A aplicação deste exame no Sistema Prisional do Paraná é possível devido à parceria com a Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos (SEAE), a qual disponibiliza as unidades penais, estrutura com computadores e link de alta velocidade, onde são ofertados, também, cursos na modalidade a distância aos apenados.

Ao todo, foram realizadas 252 inscrições distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com a organização de cada estabelecimento penal. As inscrições foram homologadas de acordo com o número de computadores de cada local e todos os procedimentos de aplicação foram concentrados no Telecentro de cada unidade. 

A coordenadora de educação do Depen, Glacélia Quadros, considera a participação nos exames online fundamental às pessoas em privação de liberdade que necessitam de poucas disciplinas para concluir uma etapa, fundamental ou média. Ela fala ainda, das importantes parcerias constituídas pelo Departamento, que possibilitam esse tipo de ação. "A Secretaria de Estado da Educação não mede esforços para que os apenados possam estudar e concluir seus estudos e a SEAE nos proporciona o Espaço Cidadão para que possamos ofertar a educação a distância por meio virtual e agora também os exames online", conta Glacélia. 


Para o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, “esta é mais uma iniciativa que, novamente, coloca o Sistema Prisional do Paraná na vanguarda das oportunidades educacionais. Queremos um sistema que trabalha pela reinserção dos presos e a educação é fundamental neste processo", afirma. 

 Para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte
              SALMOS 102 / 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário