domingo, 13 de dezembro de 2015

PRESÍDIOS DO PARANÁ : NOVOS EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO ELETRÔNICA AUMENTA O NIVEL DE SEGURANÇA .

Novos equipamentos de inspeção eletrônica serão distribuídos para as penitenciárias de todo o Estado. Os aparelhos foram adquiridos pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

A ação visa aumentar o nível de segurança nas prisões brasileiras, evitando o ingresso de itens proibidos nas unidades prisionais, como armas, drogas e telefones celulares, além de proporcionar a humanização dos procedimentos de inspeção, evitando a realização da revista vexatória.

A entrega simbólica dos equipamentos foi realizada na última quinta-feira (26), na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), na Região Metropolitana de Curitiba. Marcos Gomes Barbosa, assessor da diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen Nacional, entregou uma esteira de raio X que será utilizada na unidade, para o diretor do Depen do Estado, Luiz Alberto Cartaxo Moura. 


O diretor do Depen do Paraná, falou sobre a boa relação entre as instituições e a importância desses novos equipamentos que irão auxiliar nos procedimentos de revistas de pessoas e sacolas que ingressam nas penitenciárias. Ele também ressaltou a preocupação do órgão em capacitar os servidores que vão operar esses equipamentos. 

"É muito importante a iniciativa do Depen Nacional em fornecer o treinamento para a utilização desses aparelhos, até porque a utilização correta, de forma adequada, só melhora a qualidade do serviço prestado pelo agente penitenciário", afirma Cartaxo. 

Segundo o assessor do Depen Nacional, o órgão realizou um estudo para adquirir os equipamentos e a distribuição seguiu alguns critérios. "o Depen elaborou o processo e fez a aquisição desses equipamentos, usamos alguns critérios de distribuição como número de unidades prisionais e populações carcerárias", explica Barbosa. 

Equipamentos - No total, foram entregues 5 esteiras de raio X, 24 portais detectores de metal, 85 detectores manuais de metal e detectores de metal tipo banqueta, que serão distribuídos nos próximos dias para unidades penais ligadas ao Depen do Paraná. 

Capacitação - Além da entrega dos itens, o Depen, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), está capacitando os agentes penitenciários para a operação dos equipamentos, com ênfase em procedimentos de revista humanizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário